(71) 3623-2209

História da Páscoa

Por: Carlos Sérgio | Postado em: 22/03/2016


A primeira páscoa foi instituída muito antes de Cristo, quando os Hebreus ainda eram escravos no Egito, segundo o texto bíblico de Êxodo 12. A páscoa se tornou uma tradição para aquele povo e o próprio Jesus celebrou a páscoa durante a sua vida. Naquele momento celebrava-se a libertação do Egito. Para os judeus, ainda hoje, esse é o sentido da páscoa.
Em um dos episódios mais famosos das escrituras sagradas, Jesus ceia com seus discípulos antes de ser crucificado e ressuscitar no domingo de Páscoa. Por isso para os cristãos, a ressurreição de Cristo é o motivo de celebrar a páscoa.
Símbolos da Páscoa Cristã
Entre os símbolos da páscoa podemos citar o cordeiro, o pão, o vinho e a cruz. Estes elementos estão diretamente relacionados com a história da páscoa cristã.

O cordeiro
“No dia segue João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
João 1:29

O cordeiro representa Cristo. Na primeira páscoa Deus mandou que todas as famílias sacrificassem um cordeiro sem mácula, e o sangue deste seria passando nos umbrais das portas, esse sinal os livraria do anjo da morte. Muito tempo depois, Jesus assumiu o lugar do cordeiro, para que seu sangue salvasse a humanidade.

O pão e o vinho
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomem e comam; isto é o meu corpo.
Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês.
Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.”
Mateus 26:26-28

Em sua última ceia Jesus associou o pão ao seu corpo, e o vinho ao seu sangue. Assim o pão e o vinho também se tornaram símbolos da páscoa cristã.

A cruz
“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Filipenses 2:8

A morte de cruz era uma das mais humilhantes na época, e foi assim que Jesus morreu, crucificado. Por tanto a cruz representa o sacrifício de Cristo e é também símbolo da páscoa.
Porém o melhor ficou para o final, no terceiro dia, um domingo de páscoa, Jesus ressuscitou, e conforme a bíblia nos assegura, está vivo ao lado do pai.